A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato neste domingo (14). A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o pedido ser encaminhado à Secretaria-Geral da Mesa.
Em nota oficial, a Câmara comunicou a saída da parlamentar e anunciou a convocação do suplente Adilson Barroso (PL-SP), primeiro da lista do partido em São Paulo. Barroso já ocupou o cargo em outras três ocasiões como suplente.

Zambelli está presa na Itália desde julho, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Antes da renúncia, ela havia se licenciado do mandato e acumulado faltas, o que poderia levar à perda do cargo.
A situação se intensificou após decisão da Primeira Turma do STF, que determinou a perda do mandato e comunicou a Câmara. Mesmo com parecer favorável à cassação na Comissão de Constituição e Justiça, o plenário não atingiu o número mínimo de votos. Diante disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou a perda imediata do mandato e a posse do suplente, decisão confirmada pelo STF e comunicada oficialmente à Câmara.

Dê sua opinião: