A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza, na próxima quarta-feira (24), às 9h, uma Sessão Solene para entregar o Título de Cidadania Piauiense à professora e pesquisadora Nísia Trindade Lima, ex-ministra da Saúde do Brasil.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e aprovada pelos parlamentares da Casa. A solenidade será conduzida pelo presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, em Teresina.
Após a sessão, a agenda inclui uma visita à Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, importante obra da saúde pública estadual, acompanhada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius.
Trajetória de Nísia Trindade Lima
Nísia Trindade Lima possui uma carreira marcada pelo compromisso com a saúde pública e a ciência. Foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre 2017 e 2022, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Em 2023, assumiu o comando do Ministério da Saúde, no terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanecendo até 2025.
Sua gestão se destacou pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), investimentos em pesquisa científica e articulação de programas nacionais estratégicos de imunização, prevenção e atenção básica.
Reconhecimento
O deputado Dr. Marcus Vinícius ressaltou que o título é um reconhecimento não apenas à trajetória acadêmica e de gestão de Nísia Trindade, mas também ao impacto positivo de seu trabalho para a saúde pública brasileira, com reflexos também no Piauí.

Dê sua opinião: