O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou uma denúncia ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra o presidente Lula por propaganda antecipada e abuso de poder político. Um ofício, assinado pela liderança da oposição na Câmara dos Deputados, foi enviado à Corte de Contas e à Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na ação, é citado o recente pronunciamento de Lula em cadeia nacional de rádio e televisão, o qual foi direcionado à “promoção pessoal com vista às eleições de 2026, em especial dos programas Pé-de-Meia e gratuidade dos medicamentos da Farmácia Popular”. O parlamentar caracteriza a fala de Lula como “uso indevido da máquina pública”.
Sanderson, que é vice-líder da oposição na Câmara, também destacou reportagem vinculada na Revista Oeste sobre os possíveis anúncios quinzenais de Lula em rede nacional, com o objetivo de reduzir sua impopularidade nas pesquisas.
“A realização dos pronunciamentos periódicos em rede nacional, com anúncios de benefícios financeiros e sociais, configura, em tese, uma utilização de recursos do Estado para promoção pessoal e eleitoral do presidente Lula”, diz o deputado. Para Sanderson, a atuação de “marqueteiros de campanha” também sinaliza uma campanha antecipada por parte da gestão Lula, visando 2026.
Fonte: Revista Oeste
Dê sua opinião: