Deputados aprovam reajuste de 5,35% aos professores do Piauí - Política
Domingo, 26 de maio de 2024, 00:18
Política

Deputados aprovam reajuste de 5,35% aos professores do Piauí

Um reajuste de 5,35% nos salários dos professores da rede pública estadual, elevando seus vencimentos para até R$ 7.868,47.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) deu o aval para duas importantes proposições nesta terça-feira (30). A primeira delas refere-se a um reajuste de 5,35% nos salários dos professores da rede pública estadual, elevando seus vencimentos para até R$ 7.868,47. Esta medida, proposta pelo Executivo, já está programada para integrar os contracheques já no próximo pagamento, em maio.

Por outro lado, em uma decisão relacionada à área previdenciária, os legisladores aprovaram uma proposta que aumenta a contribuição do Executivo para o fundo previdenciário.

  

Concurso ALEPI
Foto: reprodução

   

Sob esta nova disposição, o governo estadual deverá realizar repasses adicionais para a Previdência em casos de déficit atuarial, onde há um desequilíbrio entre a rentabilidade necessária e a obtida. Esta contribuição extraordinária pode chegar ao dobro dos 28% que atualmente o governo repassa.

  

Tabela Reprodução
   

O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) ressaltou a importância dessas medidas, enfatizando que visam assegurar a estabilidade financeira em conformidade com os preceitos constitucionais e legais. Neiva argumentou que nos últimos anos o Executivo enfrentou desafios financeiros consideráveis, evidenciados pelo crescente déficit financeiro nos exercícios de 2021 a 2023.

Leia Também

Dê sua opinião: