Quarta, 28 de janeiro de 2026, 05:10
ELEIÇÕES 2026

Fábio Novo afirma que prefeito de Cajueiro da Praia recuou de apoio a Ciro Nogueira

Fábio Novo, reafirmou que prefeitos filiados ao partido devem seguir a orientação da sigla.

O presidente estadual do PT no Piauí, deputado Fábio Novo, reafirmou nesta terça-feira (27) que prefeitos filiados ao partido devem seguir a orientação política da sigla nas eleições de 2026, especialmente em relação à escolha de senadores alinhados à base governista, e não ao senador de oposição Ciro Nogueira (Progressistas).

  

Deputado Fábio Novo, presidente do PT. Foto: Hanniel Libni

   

A declaração ocorre um mês após a crise envolvendo o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro (PT), que gravou vídeo ao lado de Ciro Nogueira anunciando apoio à sua reeleição. O episódio irritou o presidente Fábio Novo que chegou a anunciar à época a suspenção a filiação do gestor por 60 dias, sob a justificativa de infidelidade partidária. Há época da suspensão, o prefeito anunciou publicamente que deixaria o PT, alegando que não houve diálogo prévio com a direção estadual e classificando a medida como arbitrária.

Durante a entrevista de hoje, Fábio Novo afirmou que não haverá “caça às bruxas”, mas deixou claro que não é aceitável que filiados contrariem publicamente as decisões da legenda. Segundo ele, a orientação do partido foi aprovada pela direção estadual e não se trata de uma posição individual.

Eu estou seguindo a regra. Eu não estou dizendo aqui que nós vamos fazer caça às bruxas. Mas não é normal eu me filiar num partido político e eu não seguir a orientação política desse partido. A orientação do Partido dos Trabalhadores está no seu documento”. afirmou.

O dirigente petista também relatou que esteve em Cajueiro da Praia com o governador Rafael Fonteles para dialogar com o prefeito e buscar uma solução para o impasse. Segundo Fábio Novo, após a conversa, Felipe Ribeiro se comprometeu a seguir a estratégia política do partido.

  

Visita de Fábio Novo à Cajueiro da Praia. Foto: Reprodução.

   

“Conversamos com o prefeito, na presença do governador, e ele assumiu o compromisso de seguir a estratégia do PT. Ele continuará no partido e vai votar com a orientação partidária”, disse.

Leia Também

Dê sua opinião: