O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado Fábio Novo, afirmou nesta terça-feira (19) que a definição do vice na chapa de reeleição do governador Rafael Fonteles, em 2026, será uma decisão do partido e não uma escolha pessoal do governador.
A declaração ocorre após o nome do atual secretário de Educação, Whashinton Bandeira, começar a ser ventilado como possível candidato a vice. Fábio Novo ressaltou que, embora Rafael tenha legitimidade para sugerir nomes, a palavra final caberá às instâncias partidárias.
“É legítimo que pessoas coloquem seus nomes à disposição. O governador, como grande filiado do partido, pode sugerir nomes, mas ninguém vai ser vice-governador, governador ou deputado sem passar pelo crivo do partido”, disse o parlamentar.
Questionado sobre comentários de que o evento do próximo dia 29, que marca a posse da nova direção do PT no Piauí, poderia servir para apresentar Bandeira como pré-candidato a vice, Fábio Novo negou.
“Não vamos misturar as coisas. O foco é a posse da nova presidência do partido. Essa discussão virá depois, no âmbito do novo diretório. Ir para uma posse com o objetivo de lançar um nome e não dar posse não fica de bom tom”, concluiu.

Dê sua opinião: