A movimentação da Federação PT/PV/PCdoB para atrair deputados e pré-candidatos tem provocado ruídos na base governista e elevado a tensão com o MDB na formação das chapas proporcionais para 2026. Nos bastidores, a avaliação é de que a articulação pode afetar o plano do Palácio de Karnak de trabalhar apenas duas chapas para a eleição da Assembleia Legislativa.

Apesar disso, o presidente estadual do PT, deputado Fábio Novo, nega qualquer desgaste. Em entrevista ao Central Piauí, ele afirmou que não houve convite a parlamentares do MDB e que a federação atua com “transparência”.
“Não existe desconforto. Quem me conhece sabe que tudo é feito com transparência. Não convidamos nenhum deputado do MDB para vir para o PT. Fizemos convites assim como o MDB também faz a outros partidos”, declarou.
Ao listar os nomes sondados pelo PT, Novo reforçou que nenhum deles pertence à sigla emedebista. “Convidamos Bárbara do Firmino, que era do PP; Thales, também do PP; Evaldo Gomes, que é do Solidariedade. Também convidamos o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel. Não há convite para ninguém do MDB”, disse.

Dê sua opinião: