Quarta, 28 de janeiro de 2026, 06:25
BANDEIRA NA CABEÇA

Fábio Xavier “puxa o bonde” e defende Washington Bandeira como vice

Em entrevista ao Central Piauí, Fábio Xavier afirmou que, até o momento, Washington Bandeira é o único nome colocado formalmente.

Após o governador Rafael Fonteles (PT) confirmar, por meio das redes sociais, a indicação do ex-secretário de Educação Washington Bandeira para compor a chapa como pré-candidato a vice-governador no projeto de reeleição de 2026, o deputado estadual e secretário de Estado do Agronegócio, Fábio Xavier (PT), foi o primeiro parlamentar da base a manifestar apoio público ao nome apresentado pelo chefe do Executivo.

Em entrevista ao Central Piauí, Fábio Xavier afirmou que, até o momento, Washington Bandeira é o único nome colocado formalmente para a vaga de vice na chapa governista. O parlamentar ressaltou, no entanto, que o processo interno no Partido dos Trabalhadores e na base aliada seguirá pautado pelo diálogo, caso outros nomes venham a ser apresentados.

  

Deputado Fábio Xavier (PT). Foto: Hanniel Libni

   

A manifestação ocorre em meio às declarações do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), principal liderança do partido no Piauí, que defende que a definição do candidato a vice-governador seja feita até as convenções partidárias.

Questionado se compartilha desse entendimento ou se já defende diretamente o nome indicado por Rafael Fonteles, Fábio Xavier afirmou que respeita o diálogo interno, mas destacou que, no momento, seguirá defendendo o único nome formalmente apresentado.

“Eu acredito muito no diálogo. Cada um vai dialogar, defender seu ponto de vista. Eu defendo o meu. Não tenho nada contra quem queira disputar a vice, até porque eu nem sei quem seriam outros candidatos. O que eu estou vendo é que o governador já apresentou o nome do Washington Bandeira, e eu vou seguir esse raciocínio”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a diferença de posicionamento em relação à fala do ministro Wellington Dias não impede o debate interno, mas reforça que, politicamente, ele opta por defender o que já está colocado.

“O que foi apresentado primeiro foi esse nome, então eu vou defender o primeiro nome que foi apresentado. Eu não escutei nenhum outro nome formalmente apresentado. Se existir outro nome, aí nós vamos debater e discutir. Por enquanto, o que está apresentado formalmente é o nome do Washington Bandeira, inclusive anunciado pelo governador nas redes sociais”, disse.

Fábio Xavier concluiu afirmando que, como agente político, entende ser natural defender uma posição enquanto não houver outra proposta concreta. “Eu sou político, gosto de fazer política, então vou defender o que está apresentado. Se surgirem outros nomes, aí partimos para o diálogo”, finalizou.


Leia Também

Dê sua opinião: