O deputado petista Franzé Silva, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e primeiro negro a presidir a Casa, criticou a recente peça publicitária do governo que ganhou repercussão nacional negativa.

O vídeo, produzido pelo governo do Piauí como parte do programa “Meu Celular de Volta”, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), mostrava dois jovens negros furtando o celular de um homem branco. A campanha tinha como objetivo divulgar ações de recuperação de aparelhos roubados ou furtados e chegou a ser compartilhada pelo governador Rafael Fonteles nas redes sociais, antes de ser retirada.
Na peça, um homem aparece distraído ouvindo música com fones de ouvido, enquanto os dois rapazes negros roubam o aparelho. Ao final, os criminosos são detidos pela polícia e o celular é recuperado.
Em entrevista à TV Lupa1, Franzé frisou que a campanha revela descuido da comunicação do governo:

“Todos somos passíveis de erro. Acredito que o governador Rafael Fonteles, ao perceber a peça, mandou suspender e certamente vai orientar sua equipe de comunicação para não mais cometer uma situação como essa. Racismo estrutural é uma questão em que lutamos para superar na realidade brasileira”, afirmou o deputado.

Dê sua opinião: