Após o fim das eleições municipais, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), retoma suas viagens internacionais em busca de fortalecer o desenvolvimento econômico e atrair investimentos para o estado. Nesta terça-feira (08), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) autorizou a viagem de Fonteles à China e à Coreia do Sul, prevista para ocorrer entre os dias 09 e 18 de outubro. O foco da missão é promover as potencialidades do Piauí para parcerias comerciais e educacionais.
A agenda de Fonteles na China abrange visitas a Macau, nos dias 11 e 12 de outubro, seguida de Xiamen, entre os dias 13 e 15, e Guangzhou (Cantão), nos dias 15 e 16. Durante a missão, o governador dará continuidade às ações iniciadas em outubro de 2023, quando foi firmado o "Acordo de Irmã Nação" entre o estado do Piauí e a província de Fujian. Também foram assinados memorandos de entendimento entre o Porto do Piauí e o Porto de Xiamen, além de acordos entre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e a Free Trade Zone de Xiamen. Esses acordos visam facilitar o comércio e o intercâmbio econômico entre as regiões.
Na Coreia do Sul, o foco será na área educacional, com atividades programadas para os dias 16 e 17 de outubro, em Seul. O governador participará de eventos no Korea Vocational College e encontrará estudantes e professores piauienses que estão em intercâmbio no país. O objetivo é estreitar laços educacionais e trazer inovações para a área de formação técnica e profissional no Piauí.
Dê sua opinião: