Terça, 21 de janeiro de 2025, 23:18
GOVERNO LULA

Governo anuncia revogação de fiscalização do Pix

Decisão veio após resposta negativa e onda de fake news sobre o tema.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou na tarde desta quarta-feira (15), ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a revogação da portaria que aumentava a fiscalização do sistema de pagamento Pix. O anúncio veio após uma onda de fake news envolvendo o tema.

  

PIX Reprodução

   

O secretário, em pronunciamento realizado no Palácio do Planalto, culpou aqueles que chamou de "pessoas inescrupulosas" pela onda de polêmicas envolvendo uma suposta taxação do Pix no país. Ele ainda pontuou o dano econômico causado por envolvidos em fake news, que, segundo o secretário, afetaram os mais vulneráveis.

"Eu decidi revogar esse ato em primeiro momento, e essa revogação se dá por dois motivos: um deles é tirar isso que virou, infelizmente e tristemente, uma arma na mão desses criminosos inescrupulosos. A segunda razão é não prejudicar o debate e a tramitação do ato que vai ser agora anunciado pelos ministros", disse Barreirinhas.

Com a revogação, as regras para fiscalização de valores acima de R$ 5.000 para pessoas físicas, iniciadas em janeiro, param de valer. A MP deverá ser publicada no Diário Oficial da União ainda hoje, mas depois precisará de um aval do Congresso em até 120 dias para não perder sua validade.


  

CAPA
   

Leia Também

Dê sua opinião: