O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, afirmou nesta quinta-feira (28) que o fechamento do exercício financeiro de 2025 será desafiador devido ao aumento das despesas do estado. Segundo ele, a prioridade do governo será manter o pagamento dos servidores em dia.

Emílio explicou que os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tiveram crescimento de 9% neste ano. Apesar disso, o aumento não foi suficiente para cobrir o aumento dos gastos.
“É um ano desafiador e, com certeza, teremos o final do próximo quadrimestre com muita dificuldade. Vamos ter que segurar muito bem todos os investimentos novos que possam ser adiados neste momento. Nós faremos este adiamento para aguardar”, declarou o secretário.
O aumento das despesas, segundo Emílio Júnior, está relacionado a nomeações, promoções e obras em andamento. “Tivemos o crescimento da folha salarial, com incremento de 5,35%, além de promoções e nomeações. Então, você tem todo um conjunto de despesas que acompanham o funcionamento do estado do Piauí”, completou.
O secretário destacou que o governo está avaliando ajustes e priorizando o equilíbrio das contas para garantir que os compromissos com servidores e fornecedores sejam cumpridos sem atrasos.

Dê sua opinião: