Quarta, 30 de abril de 2025, 19:27
POLÍTICA

PL prioriza chapa federal e deixa eleição local em segundo plano

Presidente da sigla no Piauí comentou sobre estratégias para as eleições de 2026.

O presidente do PL no Piauí, Tiago Junqueira, em entrevista ao Central Piauí nesta terça-feira (16), comentou que a sigla priorizará a chapa federal nas eleições de 2026, deixando a disputa local em segundo plano. O empresário também falou sobre outros temas, como a relação com o governador Rafael Fonteles e possíveis nomes do partido para o Karnak no ano que vem.

 

Estratégias para 2026

Questionado sobre estratégias para o PL no Piauí, Tiago afirmou que a tarefa é difícil, mas que está sondando possíveis nomes para a disputa ao Karnak em 2026, assim como para a Assembleia Legislativa (Alepi). O empresário afirmou, no entanto, que vem “filtrando” com cuidado os aliados. O foco, segundo o presidente da sigla, é na chapa em nível federal, deixando a eleição local em segundo plano.

“A nossa missão é tentar fazer uma chapa a nível federal, saltar desses 30 mil para 200 mil votos. É uma missão bem difícil, mas não impossível. Eu tenho poucos nomes, estou fazendo muitas visitas a empresários que muitas vezes não querem se envolver com política [...] O que eu gostaria é evitar que viessem políticos mal-intencionados ou interessados só no Fundo Eleitoral”, declarou.

Possíveis nomes para o Governo do Estado

Sobre possíveis nomes para disputar o Palácio do Karnak nas eleições para o Governo do Estado em 2026, o presidente da sigla disse que já considera alguns nomes, mas que não há nada definitivo. Entre os cotados, estão o ex-deputado federal José Maia Filho e o ex-prefeito de Parnaíba, Mão Santa. Para o Senado, o empresário considera o nome do secretário executivo de Planejamento da Prefeitura de Teresina, Daniel Pereira, que atualmente está no Progressistas.

“Nenhum dos dois está certo, são nomes como pré-candidatos que têm de se viabilizar em pesquisas daqui até o fim do ano. Eles vão seguir a caminhada deles em redes sociais, podemos fazer as pesquisas com os nomes deles nessas situações de Governo e Senado, mas não é prego batido, ponta virada”, disse.

O empresário destacou que os nomes passarão pela aprovação do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto.

Relação com Rafael Fonteles

Tiago elogiou o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacando o perfil de empresário do gestor, e afirmou que está disposto a conversar com o petista.

“Não quero nenhum problema com ele. Pelo contrário, se ele estiver disposto a me receber, vou conversar com ele, discutir ideias com ele. Ele vai defender o Lula, eu vou defender o Bolsonaro. Eu não quero nenhum problema com ele. Se ele não quiser comigo, melhor ainda. E se ele for reeleito, torço pelo Piauí. Agora, o PT não pode se eternizar no poder aqui no Estado. Se o PT estivesse sendo bom com o Piauí, o Piauí não estaria com os indicadores que está”, avaliou.

“Coloquei meu nome à disposição”: empresário não descarta disputar as eleições

O empresário ainda afirmou que seu nome está à disposição, se for escolhido pelo ex-presidente Bolsonaro e caso os outros cotados não se disponibilizem para a missão.

“Existe [a possibilidade de ser candidato], a depender da vontade do ex-presidente Bolsonaro. Coloquei meu nome à disposição dele. Eu não tenho esta pretensão, mas me coloquei à disposição”, pontuou Tiago.

Leia Também

Dê sua opinião: