A Câmara Municipal de Teresina tem até esta terça-feira (3) para oficializar a convocação do suplente Leôndidas Júnior (PSB), que deve assumir temporariamente a vaga da vereadora Tatiana Medeiros (PSB). A medida segue o prazo legal de 60 dias de afastamento da parlamentar, estabelecido pelo presidente da Casa, Enzo Samuel (PDT).
Tatiana Medeiros está fora das atividades legislativas desde o início de abril, quando foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Ela é investigada por envolvimento com a facção criminosa Bonde dos 40 e por supostamente ter financiado sua campanha nas eleições de 2024 com recursos ilícitos.
Apesar do afastamento, Tatiana mantém o salário integral da vereadora, já que ainda detém oficialmente o mandato.
Acusações e processo judicial
A vereadora foi formalmente denunciada pela Justiça Eleitoral pelos crimes de organização criminosa, corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica. A decisão que a tornou ré foi assinada em 21 de maio pela juíza Gláucia Mendes de Macêdo, da 98ª Zona Eleitoral de Teresina.
Além dela, também foram denunciados familiares e assessores próximos, incluindo o namorado Alandilson Cardoso Passos, a irmã Bianca dos Santos Teixeira Medeiros, assessores e funcionários ligados à ONG Instituto Vamos Juntos, entre outros.
O afastamento de Tatiana foi determinado após sua prisão preventiva, decorrente das investigações que apuram crimes ligados ao financiamento eleitoral e à participação em organização criminosa.
Dê sua opinião: