Quarta, 18 de junho de 2025, 20:56
POLÍTICA

Prefeito de Porto é denunciado ao TCE por empregar 32 parentes de aliados

Presidente da Câmara também é alvo da denúncia.

Uma denúncia assinada por quatro vereadores da Câmara Municipal de Porto acusa o gestor da cidade, Aluízio Vaz (PT), de ter nomeado pelo menos 32 pessoas com vínculos familiares diretos com membros do Executivo e Legislativo municipal.

  

Prefeito de Porto, Aluízio Vaz (PT) Foto: Divulgação/Instagram
   

De acordo com a denúncia, admitida pelo conselheiro Alisson Araújo, a esposa do prefeito, Eritânia Moura do Nascimento, e diversos familiares da vice-prefeita estariam sendo beneficiados no esquema de nomeações.

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Vivica (PT), outro alvo da denúncia, também teria nomeado a filha, genro e irmão para cargos relevantes da administração municipal.

O TCE-PI determinou a citação dos envolvidos para que apresentem defesa no prazo de 15 dias.

A prática, conforme a denúncia, fere os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e legalidade, conforme a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe o nepotismo na administração pública.

Outro lado

O Central Piauí entrou em contato com o prefeito de Porto por meio de uma rede social para comentar a denúncia, no entanto, até a publicação desta reportagem não obteve resposta. O presidente da Câmara do município também, até o momento, não respondeu à nossa equipe. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia Também

Dê sua opinião: