Após prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o déficit bilionário herdado da gestão anterior para a atual administração do prefeito Silvio Mendes, o ex-vice-prefeito e ex-secretário de Finanças de Teresina, Robert Rios, poupou o atual vice-prefeito Jeová Alencar de qualquer possível envolvimento com irregularidades na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa. Jeová ocupou o cargo de superintendente da Saad Sul até janeiro de 2024, quando rompeu com o então prefeito Dr. Pessoa.
Durante a oitiva, realizada na Câmara Municipal, Robert afirmou que Jeová era constantemente desrespeitado dentro da administração e que, por esse motivo, decidiu romper com o então prefeito.
“Jeová Alencar rompeu com a prefeitura porque ele também não aguentava mais. Era muito maltratado. Se tivesse sido bem tratado, teria ficado”, afirmou Robert Rios.
Ao longo do depoimento, Robert Rios direcionou as principais acusações ao filho do ex-prefeito, João Duarte, ex-presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb). Segundo ele, João teria atuado de forma irregular em contratos de asfaltamento da capital.
“Se a Câmara tiver curiosidade e pedir a medição das obras, vai ver que asfalto de 400 metros virou 80 metros”, disparou Robert, que ocupou a Secretaria de Finanças entre 2021 e 2022.
Robert também revelou que já prestou três depoimentos sobre o caso: dois ao Ministério Público e um à Polícia Federal. Ele reiterou que os maiores prejuízos aos cofres públicos teriam ocorrido dentro da Eturb, sob a responsabilidade direta de João Duarte.
Procurado pela reportagem, João Duarte negou as acusações, classificando-as como "infundadas" e motivadas por questões pessoais. Apesar disso, elogiou a condução de Robert Rios à frente da Secretaria de Finanças.
“Ele e Odimirtes [Neves, sucessora de Robert na Semf] elevaram a nota Capag de Teresina de C para B em plena pandemia. Foram excelentes secretários”, afirmou João.
O ex-prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), também respondeu às declarações. Ele negou qualquer envolvimento em irregularidades e disse que, à época, Robert era o responsável direto pelas finanças do município.
“Se ele me acusa, que traga provas. Se não tiver, sou eu quem vou investigar ele. Ele comandava a Secretaria de Finanças, indicou todo mundo. Então, se houve alguma coisa errada, foi ele quem fez. Não tô dizendo que ele roubou, mas que prove o que disse”, afirmou o ex-prefeito.
Dê sua opinião: