Teresina sedia pela 1ª vez o G20 com foco na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza - Política
Segunda, 24 de junho de 2024, 15:31
Política

Teresina sedia pela 1ª vez o G20 com foco na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais.

Teresina vai sediar, pela primeira vez, o G20 Social entre os dias 22 a 24 de maio. No evento, a capital do Piauí vai receber representantes de várias nações em dois eventos para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Já nesta segunda-feira (20) haverá programações do encontro.

  
G20 Teresina. Foto: reprodução
 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promovem, nesta segunda-feira (20), os eventos do G20 Social em Teresina (PI), a partir de 8h30, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi).

A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20.

Na segunda-feira (20), ocorre a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20. Durante o encontro, os ministérios que compõem a Caisan darão suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.

O seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza" vai apresentar uma pesquisa feita pelo pesquisador e consultor Antônio Claret sobre o desenvolvimento do Piauí a partir dos anos 2000 até os dias atuais.

"Apresentaremos um Piauí que, embora ainda tenha desafios a enfrentar, está no caminho certo para alcançar níveis mais altos de desenvolvimento humano. É um estado que conseguiu resultados expressivos nas mais diversas áreas, especialmente saúde, educação e economia", explicou o pesquisador Antônio Claret.

O debate vai contar com a presença do ministro Wellington Dias; do governador do Piauí, Rafael Fonteles; do secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim; da presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Luciana Servo; do diretor da FGV Social, Marcelo Neri; e do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Jorge Meza.

Os eventos do G20 Social se encerrarão à tarde, com a reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”. Os dois primeiros eventos, a reunião da Caisan e o seminário, serão transmitidos pelo YouTube do Governo do Estado.

Leia Também

Dê sua opinião: