Wellington Dias discute Aliança Global contra a Fome e a Pobreza em Nova York - Política
Quinta, 21 de novembro de 2024, 05:41
ALIANÇA

Wellington Dias discute Aliança Global contra a Fome e a Pobreza em Nova York

O encontro contou com a participação de representantes do Banco Mundial, UNICEF e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, abordou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante sua visita a Nova York, nesta terça-feira (23). O encontro contou com a participação de representantes do Banco Mundial, UNICEF e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

  

Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social. Foto: Reprodução.

   

Dias ressaltou a importância da iniciativa para enfrentar a pobreza e a insegurança alimentar, convidando os presentes a aderirem à proposta. Um dos destaques do dia foi o pré-lançamento do relatório “Pobreza, Prosperidade, Planeta” (3PR), que oferece uma análise pós-pandemia do avanço global em direção à erradicação da pobreza. O ministro lamentou que a redução da pobreza extrema global esteja estagnada, afirmando que 8,5% da população mundial vive com menos de US$ 2,15 por dia.

Para enfrentar a pobreza, Dias defendeu uma abordagem integrada, que combine transferência de renda com ações nas áreas de saúde, educação e assistência social. Ele também destacou a importância de políticas que promovam emprego decente, valorização do salário mínimo e apoio à agricultura familiar.

“Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Em 2023, a renda dos trabalhadores aumentou 11,7%, e a dos 5% mais pobres cresceu 38,5%”, disse. O ministro mencionou que o Brasil conseguiu reduzir a extrema pobreza, com índices caindo de 5,8% em 2021 para 3,2% em 2024.

Durante sua visita, o ministro também participou do “Diálogo de Alto Nível sobre Soluções Comprovadas para Crianças”, promovido pelo UNICEF. Em sua apresentação, Dias citou programas voltados para a infância, como o Bolsa Família e a Política Nacional de Cuidados, que aguarda aprovação no Congresso. Ele ressaltou a eficácia do Bolsa Família, que reduz em 92% a pobreza entre crianças na primeira infância.

Dias propôs que essas iniciativas sejam incorporadas à Aliança Global, que será lançada em novembro, durante a Cúpula dos Líderes do G20, no Rio de Janeiro. “Nossa proposta é simples e focada na ação: uma aliança para implementar políticas sociais voltadas aos mais vulneráveis”, afirmou.

Em reunião com Carl Skau, vice-diretor executivo do PMA, Dias reiterou a importância da Aliança Global e pediu colaboração para estimular a adesão de diversos países à iniciativa. A proposta foi bem recebida, e os representantes do PMA se mostraram dispostos a contribuir, oferecendo um centro de excelência em pesquisa em alimentos para apoiar a Aliança.

Leia Também

Dê sua opinião: