Câmeras do SPIA não serão usadas para aplicar multas em Teresina, diz PMT

Convênio com o Governo do Piauí prevê uso do sistema apenas para segurança e mobilidade.

A Prefeitura de Teresina informou, nesta segunda-feira (26), que as câmeras do Sistema de Videomonitoramento com Inteligência Artificial (SPIA), do Governo do Piauí, não serão utilizadas para aplicação de multas de trânsito na capital. O esclarecimento ocorre após a formalização de um convênio de compartilhamento de imagens com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

De acordo com a gestão municipal, o acordo tem como objetivo fortalecer ações de segurança pública, com foco no acompanhamento de áreas com grande circulação de pessoas e no apoio às forças policiais. A integração do sistema permitirá acesso imediato às imagens, reduzindo o tempo de resposta em casos de crimes e facilitando a localização de veículos e outros bens roubados.  

Câmaras de monitoramento do estado. Reprodução/ GOV PI

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Miguel de Oliveira Neto, explicou que a automatização do acesso elimina etapas burocráticas que antes atrasavam o trabalho policial. Segundo ele, a mudança permite que as equipes atuem de forma mais rápida logo após a ocorrência.

Além do reforço na segurança, o compartilhamento das imagens também será usado para melhorar a mobilidade urbana. As informações em tempo real vão ajudar a prefeitura a ajustar o fluxo do trânsito em pontos críticos da cidade, sem gerar penalidades aos motoristas.