CREA-PI descarta risco de colapso da ponte do Tancredo Neves após vistoria

Falha identificada se limita à vedação da junta de dilatação, sem comprometimento da estrutura.

Uma vistoria técnica realizada nesta terça-feira (20) pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) descartou, de forma preliminar, risco de colapso ou desabamento da Ponte Presidente Médici, conhecida como Ponte do Tancredo Neves, em Teresina. A inspeção ocorreu após a circulação de imagens nas redes sociais que mostravam rachaduras e falhas no asfalto da estrutura.

Durante a vistoria, técnicos analisaram o tabuleiro, a parte superior e a infraestrutura da ponte, incluindo a área inferior. Segundo o Crea-PI, não foram identificados indícios de instabilidade estrutural que representem risco imediato à segurança da ponte, que liga as zonas Sudeste e Sul da capital.  

Estrutura da Ponte do Tancredo Neves é analisada após alerta de usuários
Reprodução

   

De acordo com o presidente do Crea-PI, engenheiro Hércules Medeiros, o afastamento observado faz parte da junta de dilatação prevista no projeto da ponte. Segundo ele, a falha está relacionada ao desgaste do material de vedação ao longo do tempo, o que acabou expondo a abertura no tabuleiro, principalmente na área lateral destinada à circulação de ciclistas e motociclistas.

O conselho reforçou que o problema não compromete a estrutura, mas pode representar risco aos usuários, como danos a veículos ou quedas. Diante disso, o Crea-PI informou que fará recomendações formais ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a substituição do material danificado.