O ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou situação de emergência na região na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins onde a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou neste domingo (22), além disso o ministro declarou que o governo federal irá destinar R$ 100 milhões para as obras de recuperação e retirada dos escombros da ponte.
O vão central da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira que os munícipios de Estreito, no Maranhão e Aguiarnópolis, no Tocantins com 533 metros de extensão, cedeu na tarde deste domingo (22). Duas pessoas foram constatadas como mortas e até o momento cerca de doze pessoas estão desaparecidas.
Segundo Renan Filho, a pasta trabalha para que os recursos sejam liberados ainda este ano. “Com a emergência decretada, queremos contratar a reconstrução da ponte ainda dentro do exercício de 2024. Isso será um trabalho de muita resolutividade do ministério”, declarou o ministro.
O gestor informou que possuem todas as condições e recursos técnicos necessários, não só para a para a reconstrução, mas também para a retirada dos escombros. “Iremos reconstruir uma ponte com todos os itens de garantia de segurança”, afirmou.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as possíveis causas do desabamento da estrutura da ponte estão sendo analisadas para tomar as medidas necessárias.