Faleceu na noite deste domingo (12) a bebê recém-nascida que foi encontrada em um matagal no município de Dom Expedito Lopes, no interior do Piauí. A informação foi divulgada por meio de uma nota da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER).
A criança havia sido transferida para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, na noite deste sábado (11), por volta das 20h30. A transferência foi realizada em uma ambulância avançada, com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira e fisioterapeuta.
Em nota, a maternidade informou que o estado de saúde da criança era considerado gravíssimo.
“Desde sua admissão, a equipe médica e multiprofissional da NMDER empenhou todos os recursos possíveis para prestar os cuidados necessários ao recém-nascido, cujo quadro de saúde era gravíssimo. Apesar de todos os esforços, o bebê não resistiu e veio a óbito no domingo, 12 de janeiro de 2025”, informou a maternidade.
Entenda o caso
A bebê foi encontrada por um funcionário da rede de abastecimento de água na Serra dos Pinheiros, por volta das 13h40. O homem ouviu o choro da criança enquanto ligava a bomba para encher a caixa d'água. Ele pediu ajuda, e um casal que passava pela rodovia levou a criança ao Hospital Regional Justino Luz.
De acordo com uma nota do hospital, a recém-nascida tem entre 24 e 26 semanas de gestação (aproximadamente seis meses) e apresentava dificuldades respiratórias e cianose ao chegar. Vestígios do parto, como a placenta e o cordão umbilical, foram encontrados no local do abandono.
Confira a nota completa da maternidade
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) informa, com profundo pesar, o falecimento do recém-nascido que foi encontrado próximo a uma caixa d'água na zona rural de Dom Expedito Lopes e transferido para nossa unidade de saúde, em Teresina, no sábado, 11 de janeiro de 2025.
Desde sua admissão, a equipe médica e multiprofissional da NMDER empenhou todos os recursos possíveis para prestar os cuidados necessários ao recém-nascido, cujo quadro de saúde era gravíssimo. Apesar de todos os esforços, o bebê não resistiu e veio a óbito no domingo, 12 de janeiro de 2025.
A NMDER reforça seu compromisso com a prestação de uma assistência humanizada e de excelência, além de se colocar à disposição para colaborar com as autoridades competentes no que for necessário.