A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada) orientou criadores a comunicarem qualquer suspeita de peste suína clássica após o sacrifício de 27 porcos no município de Porto, no Norte do estado. O caso foi confirmado após análise laboratorial.
Segundo a pasta, a suspeita da doença surgiu em 27 de dezembro de 2025 e foi informada à Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). As amostras foram enviadas para um laboratório em Minas Gerais no dia 29, com resultado positivo divulgado em 31 de dezembro.
Diante da confirmação, o governo do Piauí decretou estado de emergência zoossanitária em todo o estado. A medida foi oficializada na terça-feira (6), por meio do Decreto nº 24.299, e prevê ações de controle e vigilância sanitária.
De acordo com a secretaria, foram adotados protocolos como o sacrifício dos animais, a desinfecção da área afetada e o reforço da fiscalização. A Sada orienta que sinais como alteração de comportamento, dificuldade de locomoção e manchas avermelhadas na pele dos animais sejam imediatamente comunicados à Adapi ou à vigilância sanitária municipal.