CENTRAL RETRÔ:
Relembre o que marcou o ano de 2023. Além de fatos nacionais, listamos o que repercutiu no estado do Piauí.
JANEIRO:
No dia primeiro de janeiro, aconteceu a posse do presidente Lula em Brasília. Lula voltou ao poder para exercer seu terceiro mandato como presidente da República. Entre os ministros, o ex-governador do Piauí, Wellington Dias, foi nomeado para o Ministério do Desenvolvimento Social.
Dia 8: O país viveu momentos de terror com ataques terroristas. Criminosos invadiram o Supremo, a Câmara e o Senado. As invasões e depredações do patrimônio público foram cometidas por bolsonaristas extremistas que não aceitaram a vitória de Lula.
Dia 28: A estudante Janaina Bezerra foi brutalmente assassinada em Teresina enquanto participava de uma calourada na Universidade Federal do Piauí. Segundo a polícia, antes de ser morta, ela foi estuprada.
FEVEREIRO:
Dia 2: O Brasil perdeu uma grande jornalista, Glória Maria, que morreu por complicações de um câncer.
Dia 12: A estudante de medicina, Flávia Sampaio, foi assassinada após uma tentativa de assalto na zona leste de Teresina. O crime chocou o estado do Piauí.
Dia 18: Uma tragédia assolou o litoral de São Paulo. Um temporal devastador na região terminou com 57 pessoas mortas, incluindo 5 piauienses.
MARÇO:
DIA 13: Veio à tona o escândalo das joias envolvendo o ex-presidente Bolsonaro. O Estadão divulgou uma matéria denúncia, mostrando como o Governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente joias da Arábia Saudita para o Brasil.
DIA 19: Em Teresina, pacientes do Hospital Municipal do Dirceu II, localizado na zona sudeste da capital, precisaram ser transferidos às pressas da unidade devido a um incêndio no local. Um curto-circuito em um ar-condicionado teria causado o incêndio.
ABRIL:
Dia 5: Quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas em um ataque a uma creche em Blumenau, SC. A tragédia gerou comoção e uma onda de medo em todo o país.
Dia 17: Homens armados atearam fogo em ônibus no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina. O motivo seria um protesto contra a morte de dois homens durante troca de tiros com a polícia.
MAIO:
DIA 8: Morreu a rainha do rock brasileiro, Rita Lee, em São Paulo, aos 75 anos, vítima de um câncer no pulmão.
JUNHO:
Dia 12: Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado em um campo de futebol na zona norte de Teresina.
Dia 26: Luto para a comunicação do Piauí, o jornalista Francisco Magalhães morreu 49 dias após sofrer um infarto na capital.
DIA 30: O Tribunal Superior Eleitoral, por maioria dos votos (5 contra 2), tornou o ex-presidente Bolsonaro inelegível por 8 anos.
JULHO:
Dia 4: Foi realizada a primeira noite do Piauí Pop. O evento retornou após uma pausa de 14 anos e aconteceu entre os dias 4 e 8 de julho no estádio Albertão.
Dia 10: Morreu em Teresina o jurista Celso Barros aos 101 anos.
AGOSTO:
DIA 7: A TV e o teatro brasileiro perderam a atriz Aracy Balabanian aos 83 anos, vítima de um câncer no pulmão.
Dia 31: O presidente Lula visitou o Piauí, onde fez o lançamento do Novo PAC.
SETEMBRO:
Dia 1: O Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí exonerou mais de 3.500 servidores comissionados.
Dia 3: Tragédia - a passagem de um ciclone na região sul do país, provocando enchentes e deslizamentos, deixou 50 mortos no Rio Grande do Sul.
OUTUBRO:
DIA 7: HISTÓRICO: Israel declara guerra ao Hamas. Um bombardeio israelense contra a Palestina deixou pelo menos 198 pessoas mortas. Infelizmente, a guerra continua até hoje.
Dia 18: Na política do Piauí, a deputada Barbara do Firmino (Progressista) desistiu de sua pré-candidatura para a prefeitura de Teresina e decidiu apoiar o deputado estadual Fábio Novo (PT).
NOVEMBRO:
Dia 5: A atriz Lolita Rodrigues morreu em João Pessoa aos 94 anos.
DEZEMBRO:
Dia 13: No Piauí, o governador Rafael Fonteles inaugurou a primeira etapa do seu Porto, localizado na cidade de Luís Correia. Segundo o governo, foram investidos nesta primeira fase mais de 150 milhões de reais.