Ex-diretor de escola em Parnaíba filmado dando palmadas em aluno vira alvo do MP

Nas imagens, Wanderson segura o estudante deitado em suas pernas enquanto aplica as palmadas nas nádegas do garoto.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou um procedimento preparatório para investigar Wanderson Ferreira Soares, ex-diretor da Escola Municipal Cândido Athaíde, em Parnaíba, após um vídeo em que aparece dando palmadas em um aluno de 12 anos viralizar nas redes sociais no final de 2024.

  

Wanderson segura o estudante deitado e aplica as palmadas nas nádegas do garoto. 
   

Nas imagens, Wanderson segura o estudante deitado em suas pernas enquanto aplica as palmadas nas nádegas do garoto. O vídeo, gravado por outra pessoa, foi posteriormente divulgado nas redes sociais. Com a repercussão, o ex-diretor foi afastado preventivamente de suas funções em 31 de dezembro.

À época, parte da comunidade escolar manifestou descontentamento com a medida, e Wanderson alegou que o episódio se tratava de uma brincadeira e que o vídeo teria sido divulgado com a intenção de prejudicá-lo.

O Ministério Público também investiga a exposição do vídeo nas redes sociais, com o objetivo de apurar se houve violação da ordem jurídica e dos direitos individuais e sociais do adolescente. O prazo da investigação, que conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Tutelar de Parnaíba, foi prorrogado por 90 dias.

A mãe do estudante declarou que não vê problema na atitude do ex-diretor e destacou que o filho mantém uma boa relação com ele.

O MP-PI reforçou que a administração pública deve seguir os princípios da legalidade e da moralidade, conforme determina a Constituição Federal, e que a investigação segue em andamento.