O Governo Federal incluiu no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o estudo de viabilidade técnica para as obras de transposição do Rio São Francisco, que deve levar água para os rios Piauí e Canindé, no Sul do estado. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (14).
O projeto, chamado de Canal de Integração do Sertão Piauiense, vai contemplar 26 municípios — 24 no Piauí e dois na Bahia. Segundo o governo, a obra poderá beneficiar indiretamente cerca de 80 municípios do semiárido piauiense, ampliando o acesso à água em regiões afetadas pela seca.
Durante os próximos meses, serão realizadas audiências públicas nas cidades que poderão ser contempladas pelo projeto. A primeira reunião ocorreu na segunda-feira (13), no município de Simões, e contou com a participação de autoridades locais e representantes do governo.
“É mais um grande passo que damos para avançar no nosso projeto, que trará água para o sertão piauiense e acabará com os impactos da seca na vida do nosso povo sertanejo”, afirmou o deputado estadual Franzé Silva, que coordena as audiências públicas sobre o tema.