O Governo do Piauí prorrogou por mais 60 dias o decreto de situação de emergência em razão da seca, em 82 munícipios do Piauí. A prorrogação foi assinada através de um decreto publicado e assinado pelo governador Rafael Fonteles no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (17).
José Inácio Sobrinho, diretor de resposta da Defesa Civil, informou que a decisão levou em conta a ausência de chuvas em algumas áreas do território piauiense que se estendia por até seis meses, entre maio e outubro
Segundo o Ministério da Integração, o Piauí é um dos estados brasileiros mais atingidos pela falta de chuvas, com 115 municípios em situação de emergência vigente. Do total, 107 são por seca e oito por estiagem.
No entanto de acordo com o diretor José Inácio, os órgãos responsáveis já monitoravam a situação e elaboraram em conjunto ações emergenciais para dar assistência necessária às famílias afetadas pela estiagem.
Com a assinatura do decreto, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) continua agindo com a Operação Carro-Pipa, no sentido de minimizar os efeitos da seca que acomete parte do estado.
Operação Carro-Pipa
A Operação Carro-Pipa, coordenada pela Sedec, credenciou 400 carros-pipas, dos quais 102 estão autorizados a atuar no abastecimento de água nos municípios em situação de emergência devido à seca ou estiagem. A iniciativa visa contratar pipeiros qualificados para realizar a coleta, o transporte e a distribuição de água potável para consumo humano.