Marrom domina as festividades de São Francisco e movimenta comércio local

Tradição une fé, cultura e comércio; marrom simboliza humildade e conexão com a terra.

Neste sábado (4), a Igreja Católica celebra o Dia de São Francisco, uma das datas religiosas mais importantes do mês de outubro. Durante as festividades, os fiéis costumam usar roupas na cor marrom, que representa a vestimenta usada pelo santo em vida e simboliza humildade e comunhão com a terra.

Segundo o padre Paulo Fernandes, pároco do Santuário São Francisco de Assis, no bairro Dirceu I, o santo é lembrado pela vida missionária e pelos milagres atribuídos a ele. “Celebrar São Francisco é celebrar a memória de um santo que viveu de forma semelhante a Cristo”, destacou o sacerdote.

  
Fiéis usam marrom em devoção a São Francisco de Assis. Reprodução/ Internet
 
 
 

A tradição também impacta o comércio local, principalmente no setor de vestuário, que se prepara desde o fim de setembro para atender a demanda por roupas na cor marrom. A costureira Maria de Jesus afirma que produz peças para adultos e crianças, unindo a fé à profissão. “Faço bata até para bebezinho e coloco sentimento em cada encomenda, porque também sou devota”, explicou.

O marrom não é apenas destaque em outubro. A cor Mocha Mousse, variação do tom, foi eleita cor do ano pelo Pantone Color Institute, por sua versatilidade e sensação de aconchego. A consultora de moda Anna Karla Felix lembra que a cor pode ser aplicada em roupas, maquiagem e cabelo, tornando-se tendência tanto na fé quanto no estilo.