Moradores denunciam falta de energia e infraestrutura precária no povoado Torrões

“Não tem calçamento, é poeira no verão, no inverno é lama”, afirmam os moradores.

Um vídeo publicado neste sábado (26) nas redes sociais expõe o descontentamento dos moradores do povoado Torrões, localizado na zona rural de Teresina, com o Governo do Estado e empresas como Equatorial Piauí e Águas de Teresina. A comunidade relata problemas recorrentes, como quedas de energia que podem durar até três dias, ruas esburacadas e água de baixa qualidade.

  

Moradores do povoado reclamam de descaso. Reprodução

   

No vídeo, uma moradora identificada apenas como Andressa denuncia que eletrodomésticos, como geladeiras e televisores, estão sendo danificados devido às interrupções constantes no fornecimento de energia. "É o costume. [A Equatorial diz] que a equipe está procurando onde é o local, mas às vezes não tiram por base de onde começa a reclamação. Eu sempre estou entre as primeiras a reclamar", relata.

Além da energia, Andressa critica a infraestrutura precária da região. "É energia ruim, água ruim. Não tem asfalto nem calçamento. No verão é poeira, e no inverno é lama. Em dias de chuva forte, a água chega no joelho, e a gente nem consegue sair de casa", desabafa.

Antônio Carlos Rodrigues Pereira, conhecido como "Bilu", comerciante de 49 anos, é outro morador de Torrões que reclama das atual situação da comunidade. Ele, que mora há seis anos no lugar, conta que já perdeu duas geladeiras por causa do descaso com a energia elétrica. 

"A água lá... tem dias que parece que o poço tá puxando lama, tem uma área lá que não tem água. Tem muitas casas lá que não tem. É muito descaso com a gente, a gente paga tudo certinho e não tem aquele atendimento necessário", ele desabafa.

Ele ainda conta que as quedas de energia são constantes e às vezes chegam a ocorrer mais de uma vez por dia. Além disso, o deslocamento, por conta das vias precárias, é muito difícil.

"Tem dia que falta três vezes por dia. O transformador de lá não presta, ele não suporta a carga de energia. No período de chuva, aí que falta mesmo, passa três dias sem energia. A estrada de lá também não é boa, não tem calçamento, não presta, alaga tudo no inverno", denuncia Bilu.

Resposta das autoridades

As assessorias do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina ainda não se manifestaram sobre a situação até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Em nota, a Equatorial Piauí orientou que problemas com energia devem ser comunicados por meio dos canais oficiais e destacou que, em casos de danos elétricos, os clientes podem solicitar ressarcimento. A solicitação pode ser feita por meio da Central de Atendimento (0800 086 0800), pelo site da empresa ou em agências presenciais, seguindo a Resolução Normativa nº 1000 da ANEEL.

A Águas de Teresina informou que o abastecimento na comunidade Torrões ocorre normalmente e solicita que moradores informem o currículo para que uma equipe possa avaliar o abastecimento do imóvel. A empresa ainda ressalta que denuncias ou reclamações podem ser feitas pelo canal telefônico ou via mensagem de Whatsapp pelo número 0800 223 2000.