O estado do Piauí registrou quase dois mil roubos de veículos entre os meses de janeiro e julho de 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Além disso, foram contabilizados 876 furtos de veículos no mesmo período. Esses números evidenciam a frequência desses crimes e o sentimento de insegurança enfrentado pela população.
Em entrevista à imprensa, duas vítimas de roubo, que preferiram não se identificar, relataram as ações criminosas e a angústia de perder um bem material. No primeiro caso, uma mulher teve sua motocicleta roubada na porta de casa em maio de 2020. Ela foi abordada e ameaçada com uma arma de fogo. Apesar de ter registrado um boletim de ocorrência (BO), quatro anos depois, ainda não conseguiu recuperar o veículo.
“Infelizmente, eu creio que não é mais possível recuperar, porque já faz mais de quatro anos e o sentimento é de angústia por saber que você luta por um bem material, mas pode ser levado e nunca mais recuperado”, desabafa a vítima.
No segundo caso, a vítima teve dois veículos roubados. Um deles foi recuperado, porém, estava em péssimo estado. “Estava só a carcaça. Foi outra perda. A gente tenta se recuperar, mas raios não caem duas vezes no mesmo lugar. A gente se sente muito inseguro”, comenta.
A situação no Piauí reflete um problema nacional. Vários estados do Brasil enfrentam um cenário semelhante ou até mais grave. De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em 2021, foram registrados mais de 300 mil casos de roubo e furto de veículos no país. As ocorrências chegam a uma média de mil por dia, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023.
Para combater esses crimes, as Forças de Segurança do Piauí iniciaram a Operação Rastreados, que visa coibir o roubo e furto de veículos, além do comércio ilegal de peças. Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, relata que a Secretaria de Segurança Pública do Piauí tem intensificado suas ações contra os delitos no estado.
“Nós vamos interiorizar essas operações. Começamos na região de São Raimundo Nonato. Vamos estender para todo o Piauí. Somente na região de São Raimundo Nonato, apreendemos 50 veículos. Devemos estender para outras áreas do Piauí, como fizemos com a operação de celulares”, diz Zanatta.
Com a intensificação dessas ações, a expectativa é de que o número de roubos e furtos de veículos no estado diminua, trazendo mais segurança para a população.