Os servidores da Prefeitura de Teresina denunciaram, na manhã deste sábado (28), um estorno no pagamento dos salários efetuado nesta sexta-feira (27).
O Central Piauí conversou com a coordenação do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm), que relatou que, inicialmente, a Prefeitura informou que o estorno ocorreu devido a um problema técnico no Banco do Brasil.
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Teresina esclareceu o ocorrido. Confira o comunicado na íntegra:
A Prefeitura de Teresina esclarece, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), que efetuou o pagamento de toda a folha salarial referente ao mês de dezembro ainda na tarde desta sexta-feira, 27, com valores creditados nas contas bancárias dos servidores na manhã de hoje, 28, conforme entendimento alinhado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
No entanto, o município foi surpreendido com o estorno dos valores nas contas dos funcionários devido a um erro de informações no sistema do Banco do Brasil, causado pelo bloqueio eletrônico determinado pelo TCE na conta do município.
A Prefeitura trabalha no momento para resolver a situação e evitar prejuízos aos servidores afetados.
O secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa, demonstrou perplexidade com a situação e afirmou que há recursos disponíveis para o pagamento:
“Estou absolutamente sem entender nada, porque os recursos estavam lá. Tanto é que foram creditados. Não estou entendendo nada. A ordem do Tribunal foi para fazer a liberação do correspondente à folha, nós pagamos. Não sei. Estou tentando falar com alguém do Banco do Brasil", disse.
O Sindserm também apontou outras irregularidades relacionadas aos pagamentos. De acordo com o coordenador Sinésio Soares, desde agosto a categoria denuncia problemas como a ausência de benefícios e bônus, incluindo horas extras e plantões, nos pagamentos dos servidores.