Teresina é a segunda melhor capital do Nordeste para se viver, diz pesquisa

Levantamento analisou o Índice de Progresso Social de todas as cidades brasileiras.

Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Imazon coloca Teresina em segundo lugar no ranking das melhores capitais do Nordeste para se viver, ficando atrás somente de João Pessoa, na Paraíba. A cidade ocupa a 13ª posição no ranking que classificou as capitais brasileiras com melhor qualidade de vida a partir do cálculo do Índice de Progresso Social (IPS).

  
Imagem da Ponte Estaiada, em Teresina. Foto: PMT
 
 
 

O instituto responsável pelo levantamento analisou o IPS de todos os 5.570 municípios brasileiros e observou que parte dos que estão em situação crítica no quesito “Fundamentos de Bem-Estar”, que analisa o acesso ao conhecimento básico, à informação e à comunicação, qualidade do meio ambiente e saúde e bem-estar, estão localizados no Piauí. Os dados colocam o estado como um dos que têm menor IPS, ocupando a 17ª posição.

No quesito moradia e inclusão social, a região Nordeste foi bem avaliada. Por outro lado, aspectos como Segurança Pessoal, Acesso à Informação, Saúde e Bem-estar e Acesso à educação superior foram negativos.

No cálculo do IPS, são analisados três grupos de indicadores: o de necessidades humanas básicas, o de fundamentos do bem-estar e o de oportunidades. Para calcular o IPS, que mede e classifica a qualidade de vida nos 5.570 municípios brasileiros, a pesquisa cruzou esses indicadores.

Confira o ranking das capitais: