Vídeo de sargento da PM mostra delegacia fechada em Jaicós; SSP-PI instaura correição

Delegacia fechada em Jaicós expõe falhas da Secretaria de Segurança do Piauí.

Um vídeo divulgado por oficiais da Polícia Militar do Piauí mostra a delegacia de Polícia Civil de Jaicós fechada, levantando preocupações sobre a falta de atendimento. Esta é a segunda denúncia feita por policiais militares no mesmo final de semana.

  

Delegacia de Jaicós-PI fechada. Foto: Reprodução.

   

No primeiro vídeo, um policial militar se dirigiu ao secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmando que não havia agentes de plantão na delegacia. “Estamos aqui na frente da delegacia com ocorrência, e não aparece ninguém. Se tem um plantão, é para estar aqui para atender. Eu não posso ficar esperando a boa vontade de ninguém. Estou aqui é trabalhando. Eu quero respeito. Cadê os agentes dessa delegacia? Onde eles estão?”, questionou o PM.

Em outro vídeo, um agente militar conversou com o tenente responsável pela área e destacou que duas guarnições estavam paradas na frente da delegacia, aguardando há 40 minutos pela chegada do plantão. “Tenente Tenório, estamos parados aqui há 40 minutos e o plantão não chega. Desse jeito não funciona”, relatou o agente, enquanto mostrava a população que aguardava atendimento no local.

Com a repercussão do caso, o delegado-geral Luccy Keiko divulgou um vídeo afirmando que as informações do policial militar eram falsas e que o atendimento na delegacia havia sido realizado. “Ele não esperou os policiais chegarem até a recepção, gravou o vídeo de forma açodada e irresponsável”, disse o delegado, ressaltando que o PM que fez a denúncia já tinha problemas com outros policiais e que sua conduta havia sido anteriormente questionada.

Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) instaurou uma correição extraordinária para investigar a situação das unidades policiais da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) de Paulistana.

O Central Piauí tentou contatar o Tenente Tenório, comandante da PM em Jaicós. Ele informou que as investigações estão sendo realizadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Infelizmente, não posso fornecer essas informações, pois o caso ultrapassou minha esfera de competência”, declarou.

Nota da SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) instaurou Correição Extraordinária em todas as unidades policiais da AISP Paulistana. O objetivo é avaliar as atividades desenvolvidas, buscando otimizar os serviços prestados à população. A Correição será conduzida pelas Corregedorias da Polícia Civil e da Polícia Militar, que analisarão os serviços prestados e proporão melhorias para garantir o pleno atendimento à comunidade no prazo de 30 dias úteis.