O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) denunciou o sargento Avelar Reis Mota, da Polícia Militar do Piauí, pelo crime de furto qualificado. De acordo com a ação ajuizada no dia 16 de setembro, ele é acusado de invadir uma casa na zona sul de Teresina e furtar um perfume.
O sargento foi alvo da denúncia pelo promotor Assuero Stevenson, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Teresina, responsável por processos relativos a crimes militares e ações contra atos disciplinares militares.
Segundo o que consta na denúncia, no dia 15 de fevereiro do ano passado, sargento Mota se deslocou em uma viatura da PM até a casa situada no Loteamento João Pereira III, no bairro Areia, e invadiu o imóvel com emprego de chave falsa, subtraindo um perfume Malbec, da Marca O Boticário. Nesse dia, ele deveria estar de plantão na região do bairro Promorar.
SARGENTO DESTRUIU CÂMERA DE SEGURANÇA
Um vídeo divulgado hoje (25/10) mostra o momento em que o sargento da PM sai da residência após furtar o item. Mota, acompanhado de outro policial, ao perceber a presença de uma câmera de segurança instalada na casa, efetua ao menos um disparo contra o dispositivo. Ele aparentemente erra o alvo.
“Ou seja, restou claro a partir da análise dos autos que o policial militar ora denunciado, mesmo escalado para serviço de policiamento em outra localidade, dirigiu-se até a residência da vítima, ingressando na casa e subtraindo do interior da mesma objeto alheio móvel. Ficou claro, ademais, que empregou chave falsa durante o crime, consoante imagens registradas por câmera de segurança e acostadas aos autos”, afirmou o promotor Assuero Stevenson.
NOTA DA PM
Procurada pelo portal para comentar o caso, a assessoria Polícia Militar do Piauí informou que não recebeu ainda comunicado oficial sobre o caso, mas que as devidas providencias estão sendo tomadas. Leia a nota na íntegra:
"A Polícia Militar do Piauí informa que ainda não foi comunicada oficialmente pelo MPPI sobre o caso envolvendo o Sargento. No entanto, o Comando Geral da PMPI, adianta que já solicitou as informações sobre o conteúdo do vídeo junto a 8ª Vara Criminal para, posteriormente, adotar através da Corregedoria Geral as devidas providências."
SARGENTO MOTA FOI ALVO DE OPERAÇÃO CONTRA JOGOS DE AZAR
Ainda neste mês, a Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí deflagrou a operação Jogo Sujo II. Um dos alvos da ação foi sargento Mota.
O sargento foi alvo de um mandado de busca e apreensão. No decorrer das abordagens, foram encontrados um colar de ouro, um celular, um notebook e dois cartões na residência do policial militar.
A operação tinha como objetivo dar cumprimento a mandados judiciais contra influenciadores digitais com o intuito de reprimir a veiculação de jogos de azar clandestinos na internet.