Dos dez deputados federais do Piauí, somente os quatro parlamentares do PT votaram contra o projeto de lei antifacção aprovado pela Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (18). O texto passou por 370 votos favoráveis e 110 contrários, após o relator, Guilherme Derrite (PP-SP), apresentar seis versões e enfrentar críticas de governadores e de diferentes espectros políticos.
O projeto, de autoria do Executivo federal, sofreu derrotas na votação. Aliados do governo apresentaram três requerimentos — dois para adiar a análise e um para retomar a versão original enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — todos rejeitados pelo plenário.
A bancada petista do Piauí votou integralmente contra a proposta: Flavio Nogueira, Merlong Solano, Dr. Francisco e Florentino Neto.
Embora aliados de Lula no estado, os demais deputados piauienses seguiram a orientação nacional de seus partidos e votaram a favor do texto: Jadyel Alencar (Republicanos), Castro Neto (PSD) e Júlio César (PSD).
Na oposição, Elmano Férrer (PP) e Átila Lira (PP) também apoiaram o projeto.
Marcos Aurélio Sampaio (PSD) registrou apenas presença na sessão e não participou da votação.
A proposta segue agora para o Senado, onde será relatada pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE).