O ex-deputado estadual e atual secretário da SADA, Fábio Abreu, confirmou que deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026 pelo partido Republicanos. Segundo ele, já há entendimento com a direção nacional da sigla para que a filiação seja oficializada em abril, durante a janela partidária.
Fábio Abreu afirmou que tratou do assunto com o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e com o deputado federal Jadyel Alencar. “Sou 100% pré-candidato a deputado federal. Já dei minha palavra ao presidente do partido de que, tão logo abra a janela partidária, faremos essa filiação”, declarou.
O secretário também comentou a posição do governador Rafael Fonteles (PT), que defende a formação de apenas duas chapas proporcionais para deputado federal, por considerar que essa estratégia aumentaria as chances de eleger mais parlamentares. Segundo Abreu, o governador foi informado sobre sua decisão e não impôs qualquer restrição.
“Conversei com o governador e expliquei as condições que se apresentaram como mais viáveis do ponto de vista eleitoral. Ele defende a tese de apenas duas chapas, mas em nenhum momento falou em impedir ou criar qualquer obstáculo”, afirmou.
Para Fábio Abreu, o Republicanos tem condições reais de eleger dois deputados federais. “Pela minha convicção e pela possibilidade concreta de fazer dois federais pelo Republicanos, sigo com essa decisão”, concluiu.