O presidente do PT no Piauí, deputado estadual Fábio Novo, afirmou que a definição sobre o candidato a vice na chapa de reeleição do governador Rafael Fonteles será tratada apenas no momento estabelecido pelo calendário interno do partido. Ele evitou confirmar a o nome do secretário de Educação, Washington Bandeira, que vem sendo defendido pelo governador nos bastidores.
Segundo Novo, a discussão sobre a composição majoritária envolve também as demandas dos partidos aliados. MDB e PSD reivindicam as duas vagas ao Senado e, conforme o parlamentar, o PT aceitou apoiar as indicações das siglas. Com isso, segundo ele, a legenda passa a pleitear a vaga de vice.
“O nome do secretário Washington Bandeira foi colocado, é um bom quadro e vem apresentando um trabalho positivo. No momento oportuno, dentro do calendário do PT, nós faremos essa discussão”, declarou Fábio Novo.
Apesar do apoio do governador, o nome de Bandeira encontra resistências internas dentro do PT e não é consenso entre lideranças da sigla, incluindo o ministro Wellington Dias, que defende participação direta na escolha do vice para 2026.