O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nesta quinta-feira (22) que o atual secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, será o novo secretário de Segurança Pública do estado a partir de 1º de fevereiro. Ele substituirá Chico Lucas, que foi nomeado para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Auditor fiscal de carreira, Antônio Luiz já comandou a Secretaria da Fazenda do Piauí e está à frente da Secretaria de Saúde desde o início da atual gestão. Segundo o governador, a mudança faz parte de um rearranjo administrativo motivado pela ida de Chico Lucas para o governo federal.
Com a saída de Antônio Luiz da Saúde, o atual superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Hamilton Cordeiro Campelo, assumirá a Secretaria de Saúde do Estado a partir de fevereiro. Médico hematologista, Dirceu Campelo tem mais de dez anos de atuação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e é pós-graduado em gestão em saúde pela mesma instituição.
A nomeação de Chico Lucas para a Senasp ocorre após convite do novo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Wellington César, em meio ao processo de reorganização administrativa da pasta. Até a conclusão da transição, o atual secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, deve permanecer temporariamente no cargo.