O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, informou que deve se reunir na próxima semana com o secretário estadual da Defesa Civil, deputado Nerinho, para discutir quais investimentos voltados ao combate à seca poderão ser afetados pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo Governo do Estado.
O encontro foi motivado pela recente declaração do governador Rafael Fonteles, que admitiu enfrentar dificuldades. Apesar da situação, o chefe do Executivo afirmou que as obras custeadas por empréstimos seguirão em andamento, o que gerou preocupação entre os prefeitos sobre o impacto nas ações emergenciais contra a estiagem.
“Estamos tentando uma agenda com o secretário da Defesa Civil para entender quais cortes podem ocorrer. Também articulamos uma reunião no Ministério da Integração, porque criamos um gabinete de crise entre a APPM, o Governo do Estado, a Defesa Civil e demais secretarias envolvidas”, explicou Admaelton Bezerra.
O presidente da APPM acrescentou que busca apoio da bancada federal e do ministro Wellington Dias para garantir a liberação de recursos federais. “Queremos viabilizar ajuda nacional o quanto antes, para amenizar o sofrimento da população e dos animais que estão enfrentando a estiagem no interior do Estado”, completou.