O deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI) criticou os governos federal e estadual ao afirmar que a população do Piauí ainda enfrenta dificuldades com a falta d’água, mesmo após mais de duas décadas de gestões do PT no estado. Segundo o parlamentar, o problema persiste especialmente durante o período de seca, quando moradores de algumas cidades chegam a ficar até três dias sem abastecimento.
Arcoverde declarou que a situação é inadmissível diante dos avanços tecnológicos que o país anuncia em áreas como inteligência artificial e hidrogênio verde. “Falta o básico nas residências dos cidadãos. Falta água para beber e para tomar banho”, disse o deputado, durante entrevista
O parlamentar também criticou o que chamou de “sistema de mídia muito forte” em defesa dos governos estadual e federal. Para ele, há uma tentativa de esconder os problemas estruturais enfrentados pela população piauiense. “Querem tampar o sol com a peneira, mas a realidade é outra”, afirmou.
Júlio Arcoverde destacou ainda que, mesmo com programas de combate à seca e obras de abastecimento realizadas nos últimos anos, muitos municípios ainda dependem do envio de carros-pipa para garantir água potável às famílias. O deputado defendeu maior investimento em infraestrutura hídrica e planejamento para reduzir os impactos da estiagem no estado.