O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, voltou a criticar a situação do transporte público da capital, que classificou como ineficiente e prejudicial ao dia a dia da população.
Segundo o parlamentar, o principal problema do sistema está na “falta de boa vontade dos empresários”. Ele destacou que, mesmo após o aumento do subsídio concedido pela Prefeitura, não houve avanços significativos.
“As estações estão sucateadas, depredadas e perderam a finalidade do uso público. O transporte coletivo é ineficiente. Houve um aumento do subsídio por parte da gestão, no intuito de resolver o problema, mas eu não vejo boa vontade dos empresários em buscar uma solução”, declarou.
Enzo Samuel defendeu ainda que Teresina discuta a possibilidade de romper os contratos atuais e abrir espaço para novas empresas.
“Acho que Teresina precisa discutir se não é o momento de romper os contratos e trazer novas concessionárias, porque não vejo boa-fé por parte de algumas das que estão aqui. Hoje elas sobrevivem apenas do subsídio e não se preocupam com a qualidade do serviço”, afirmou.
O vereador também citou impactos da ineficiência do sistema no trânsito da cidade.
“Quando levo minhas filhas à escola, ao chegar na ponte da Frei Serafim, vejo sempre um congestionamento. São inúmeros transportes individuais e quase nenhum coletivo. Isso chama muito a atenção”, disse.
Enzo Samuel falou sobre a necessidade de elaborar um novo plano diretor de transporte e atualizar os estudos de origem e destino, já que o último levantamento em Teresina foi feito há mais de dez anos.