Movimentos sociais protestam no "Grito dos Excluídos" durante desfile cívico em Teresina

As principais reivindicações incluíam a crítica à concessão do saneamento básico da Agespisa para a iniciativa privada.

Representantes de movimentos sociais e partidos políticos promoveram o ato "Grito dos Excluídos" durante o desfile de comemoração ao 7 de setembro, na avenida Marechal Castelo Branco, zona Norte de Teresina. As principais reivindicações incluíam a crítica à concessão do saneamento básico da Agespisa para a iniciativa privada, a rejeição à lei de alterações no licenciamento ambiental no Piauí, além de pedidos pelo fim da violência contra minorias.

  

Grito dos excluidos. Foto: Reprodução.
   

Os manifestantes iniciaram o ato na área do público e, após o fim do desfile, ocuparam o espaço reservado às autoridades, onde expuseram suas pautas. Wanda Carvalho, do Fórum das Pastorais Sociais, destacou que este é o 30º ano do "Grito dos Excluídos", cujo objetivo é levantar questões sociais durante o feriado de Independência.

"Estamos comemorando três décadas de resistência com o Grito dos Excluídos, lutando por um Brasil mais justo. Hoje, nossas principais demandas são contra a lei ambiental do Piauí, que prejudica o meio ambiente, e contra a corrupção eleitoral. Movimentos sociais, sindicatos e pastorais estão unidos contra a privatização da água, o feminicídio e o extermínio da juventude negra", disse Wanda.