O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes, e o vice-prefeito eleito, Jeová Alencar, assim como 29 vereadores, foram diplomados em uma sessão solene na noite desta quarta-feira (18). O evento aconteceu na sede do antigo Tribunal de Justiça do Piauí e contou com a presença de autoridades de todos os poderes.
Em fala dada à imprensa, Sílvio Mendes destacou o cumprimento da vontade do eleitor teresinense e os desafios que a sua gestão terá que enfrentar a partir de janeiro de 2025.
“Estamos aqui para dar sequência ao que o teresinense decidiu, e naturalmente homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral. A cidade tem problemas novos e antigos, e é preciso estar disponível, bem acompanhado, para cuidar e resolver essas questões”, disse o político.
Jeová Alencar, eleito e diplomado vice-prefeito, falou sobre as primeiras ações durante a gestão.
“A gente precisa correr, correr pra colocar medicamentos nos hospitais e UBS. A gente precisa correr para melhorar a limpeza da cidade, a gente precisa correr para melhorar o transporte público de Teresina. O prefeito Sílvio Mendes tem feito um esforço grande com toda a equipe para dia 1º a gente já possa iniciar os trabalhos com força total e dar resposta para Teresina”, disse Jeová Alencar.
Também estiveram presentes na cerimônia de diplomação o presidente da Câmara dos Vereadores de Teresina, Enzo Samuel, e o governador Rafael Fonteles.
O governador destacou a cooperação que busca ter entre o governo do Estado e a Prefeitura de Teresina, principalmente na área da Saúde.
“Nós já tivemos duas longas reuniões inclusive pautando a área da Saúde. Amanhã teremos inclusive uma agenda conjunta com a bancada federal. Porque a Saúde, como a própria legislação do SUS coloca, tem que ser absolutamente integrada à esfera municipal, à esfera estadual e à esfera federal”, disse Rafael Fonteles.
Também participou da solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Sebastião Ribeiro Martins, que falou sobre o papel da diplomação como momento final no processo eleitoral.
“Hoje é o último ato do processo eleitoral. É a diplomação dos candidatos eleitos na eleição de 2024. Também o prazo inicial para a eventual ação de impugnação de mandato eletivo. Temos que agradecer todas as pessoas, nós mobilizamos mais de 43 mil mesários. Os eleitores compareceram, o Piauí teve o menor índice de abstenção, abaixo da média nacional”, disse o presidente do TRE-PI.
Os vereadores, vice-prefeito e prefeito serão empossados no dia 1º de janeiro em evento no auditório do Teatro SASC Cajuína, na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina.