O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), afirmou que a definição do candidato a vice na chapa à reeleição do governador Rafael Fonteles (PT) deve ocorrer antes das convenções partidárias. Segundo ele, as discussões internas estão avançadas e a expectativa é que o nome seja anunciado entre março e abril de 2026.
Em entrevista ao Central Piauí , o ex-governador destacou que a construção da chapa majoritária envolve diálogo entre todos os partidos da base aliada.
“Haverá uma coordenação com partidos e pré-candidatos, e é nesse diálogo que vamos definir não só a chapa de governador e vice, mas também as vagas de senador, a chapa federal, provavelmente duas ou três e a chapa de estadual. Acredito que até março ou abril já teremos a definição”, afirmou.
Washington Bandeira é o nome defendido por Rafael Fonteles
Nos bastidores, o nome preferido do governador para ocupar a vaga de vice é o do secretário de Educação, Washington Bandeira, recém-filiado ao PT. A indicação, no entanto, não tem consenso dentro da própria sigla.
Setores ligados ao ministro Wellington Dias demonstram resistência e defendem que a escolha deve ser coletiva. Na quarta-feira (11), Dias mandou um recado ao governador ao comentar o processo de definição.
“A escolha do vice não é feita por uma só pessoa”, disse o ministro.