O Altos terá calendário nacional garantido em 2026 após mudanças anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com a ampliação da Copa do Brasil e da Série D, o clube se juntará ao Piauí e Fluminense-PI, que já tinham vagas asseguradas nas competições do próximo ano.
A Copa do Brasil passará a contar com 126 clubes a partir de 2026, com previsão de 128 em 2027. Com isso, o Piauí terá três vagas, e o Altos, que não havia chegado à final do Campeonato Piauiense 2025 nem conquistado acesso à Série C, garantiu sua participação. A final da competição será disputada em jogo único, e os clubes da Série A terão redução no número de datas.
Na Série D, o número de clubes subiu de 64 para 96. Os times disputarão a primeira fase em 16 grupos de seis equipes, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo avançam, iniciando o mata-mata na segunda fase, e quem avançar garante vaga na Série D do ano seguinte.
Além disso, o Fluminense-PI foi beneficiado na Copa do Nordeste, com o vice-campeão do estadual ganhando vaga direta na Lampions League. Com isso, Piauí, Fluminense-PI e Altos representarão o estado nas competições nacionais em 2026.