No último final de semana, foram notificados três possíveis óbitos de pacientes com COVID-19. De acordo com as informações disponíveis, os pacientes eram portadores de comorbidades, e os casos estão sendo investigados.
Os registros de óbitos incluem pacientes dos municípios de Elesbão Veloso, Campo Grande (PI) e Bom Lugar (MA), todos os quais estavam internados em Teresina. Além desses casos, a Sesapi também está investigando o falecimento de uma mulher de 24 anos, ocorrido no hospital Monte Castelo, que tinha o diagnóstico de COVID-19.
Somente nas últimas 3 semanas, 110 casos foram confirmados por teste rápido de antígeno da doença.
De acordo com a Fiocruz, o Piauí está entre os estados que apresentam sinal de crescimento das síndromes respiratórias agudas graves por COVID-19 na tendência de longo prazo.
A Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz afirma que a falta de diagnóstico e antígenos interfere na percepção do aumento no número de casos da doença no Piauí: “Na nossa visão, não estamos percebendo o aumento de casos no Piauí, acredito que devido à deficiência no diagnóstico e falta de antígenos, já que o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou”, finaliza.
Com a detecção de novas variantes da doença circulando no Brasil, as autoridades de saúde acendem o alerta para os cuidados, reafirmando a importância da vacinação. O Ministério da Saúde recomenda uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos de idade.