Maternidade Wall Ferraz, vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), promoveu nesta terça-feira (24) uma mobilização alusiva ao Outubro Verde, mês de conscientização sobre a sífilis gestacional e congênita – doença infectocontagiosa caracterizada pela transmissão da sífilis da mãe para o feto ou para o recém-nascido.
No turno da manhã, a programação contou com uma palestra com o tema “Sífilis Congênita e Gestacional: Desafios e Oportunidades”, pela infectologista Conceição Lustosa e a enfermeira do Noélia Brandão, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Maternidade Wall Ferraz. Já no turno da tarde, das 14h às 17h, aconteceu mutirão de testes rápidos de sífilis. A testagem é gratuita e tem como público alvo a comunidade e também servidores da maternidade.
O Outubro Verde é um movimento de grande importância para a saúde pública, e foi lançado mediante a Lei Nacional nº 3.430/2017 que instituiu o terceiro sábado de outubro de cada ano como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Dessa forma, o mês de outubro também está dedicado à conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita, doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum.