Ministério da Saúde oferece teste DNA-HPV pelo SUS para rastreamento do câncer

Novo exame molecular detecta vírus antes de lesões e amplia intervalos entre coletas.

O Ministério da Saúde começou a oferecer nesta sexta-feira (15) o teste de biologia molecular DNA-HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A tecnologia identifica 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), permitindo detectar a presença do vírus antes da ocorrência de lesões ou câncer, inclusive em mulheres sem sintomas.

Produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, ligado à Fiocruz, o teste substitui o exame papanicolau, que será usado apenas para confirmar casos positivos. A coleta é semelhante à do exame tradicional, mas a secreção do colo do útero é colocada em tubo com líquido conservante e enviada para análise laboratorial do DNA do vírus.

  
Teste de biologia molecular DNA-HPV será oferecido grátis pelo SUS. AGÊNCIA BRASIL
 
 
 

Inicialmente, o teste será oferecido em um município de cada estado selecionado, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal. A meta do ministério é ampliar a cobertura para todo o Brasil até dezembro de 2026, beneficiando cerca de 7 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos anualmente.

Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, terceira doença mais comum entre mulheres no Brasil, com 17 mil novos casos esperados por ano entre 2023 e 2025. A nova testagem, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada padrão ouro e visa reduzir mortes e permitir rastreamento mais eficiente, principalmente em áreas remotas.