Ministério da Saúde registra 113 casos suspeitos de intoxicação por metanol em todo o país

Do total, 11 foram confirmados em São Paulo; 12 mortes estão em investigação.

Até as 16h desta sexta-feira (3), o Ministério da Saúde contabilizou 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica em diferentes estados do país. Segundo boletim da pasta, são 11 confirmações, todas em São Paulo, e 102 casos em investigação.

Os registros estão concentrados no estado de São Paulo, que soma 101 ocorrências (11 confirmadas e 90 em apuração). Há também suspeitas em Pernambuco (6), Bahia (2), Distrito Federal (2), Paraná (1) e Mato Grosso do Sul (1). Entre os casos notificados, 12 evoluíram para morte: uma confirmada em São Paulo e outras 11 em análise nos estados citados.

  
Bebidas alcoólicas Reprodução/ internet


Para reduzir o impacto das intoxicações, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antídoto para esse tipo de envenenamento, além da aquisição de mais 150 mil ampolas. A pasta também pediu apoio da Anvisa para articular um chamamento internacional junto a agências reguladoras e solicitou doações de fomepizol, outro medicamento usado no tratamento, à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Na quarta-feira (1º), a pasta determinou que estados e municípios notifiquem imediatamente os casos suspeitos de intoxicação por metanol. Também foi instalada uma sala de situação para acompanhar as notificações e reforçar o monitoramento nacional enquanto houver risco sanitário.