Nova variante da Covid-19, XFG, provoca rouquidão e internações no Piauí

Variante da ômicron atinge jovens, causa distúrbios na voz e está sob monitoramento.

A nova variante da Covid-19, chamada XFG, já provocou a internação de 21 pessoas no Piauí e ficou conhecida como a “variante da rouquidão”, devido ao distúrbio temporário da voz que provoca nos infectados. A Sesapi confirmou a circulação da cepa no estado, identificada pelo Lacen em parceria com a Fiocruz Piauí por meio de análise genética.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana, a variante é uma ramificação da ômicron e apresenta sintomas como rouquidão, respiração curta, cansaço generalizado, zumbido no ouvido, perda de olfato e paladar e, em alguns casos, surdez temporária. A OMS classificou a XFG como variante sob monitoramento.

  

Covid: Variante da rouquidão AGÊNCIA BRASIL
   

Os dados mostram que a cepa tem atingido principalmente homens entre 15 e 39 anos, público em fase produtiva. Apesar das internações, Marylane destacou que nenhum paciente evoluiu para quadro grave ou óbito. Ela reforçou que há vacinas suficientes e que a imunização continua sendo essencial, especialmente para crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.

A gerente também recomendou o uso de máscaras para quem apresenta sintomas, como forma de evitar transmissão. Além do Piauí, a variante XFG já foi identificada em 38 países e provoca sintomas clássicos da Covid-19, incluindo febre, tosse, dores musculares, diarreia, náuseas e falta de ar, além das alterações temporárias de olfato, paladar e voz.